Reciclagem
Por que reciclar o óleo de cozinha usado?

Por que reciclar o óleo de cozinha usado?

O Óleo de Cozinha Usado utilizado principalmente como ingrediente na culinária, tanto em estabelecimentos quanto em residências, pode ser considerado uma das maiores ameaças cotidianas contra o meio ambiente.

O descarte incorreto deste e de outros resíduos pode ser extremamente prejudicial. Segundo estudos preliminares da SABESP, apenas 1L de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água. Esta água, no entanto, serve como habitat para animais, plantas, além do nosso próprio consumo!

Ao descartar incorretamente o óleo usado, o indivíduo prejudica o meio ambiente e a própria rede de esgoto. O despejo de óleos e gorduras encarece o tratamento de água e causa frequentes entupimentos das tubulações.

Para desentupir o encanamento é necessário o uso de produtos químicos poluentes, gerando ainda mais danos ambientais e gastos econômicos.

Segundo dados da SABESP, aproximadamente 20% do custo do tratamento de águas e efluentes nas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) são advindos de contaminantes oleosos.

O óleo é extremamente prejudicial pois, por ser constituído de substâncias apolares não se mistura com a água causando um enorme descontrole do ciclo do oxigênio na água.

 

agenda sua coleta de óleo usado

 

Como o Óleo Contamina Rios, Reservatórios e Mares?

O óleo pode contaminar rios, reservatórios e até mesmo o oceano! Como o óleo é hidrofóbico e menos denso que a água, os dois fluídos não se misturam. Neste caso o óleo constitui uma extensa camada que impede a entrada de luz e gases atmosféricos (elementos cruciais para a vida aquática).

Resultado: morte em massa de peixes, algas, fitoplâncton e outros organismos. Vale ressaltar que quando acontece a morte em massa de um organismo, sobretudo na água, isso aumenta ainda mais os níveis de contaminantes biológicos advindos da decomposição.

Infelizmente é comum observar o descarte incorreto do óleo de cozinha usado nas residências brasileiras. Por falta de conhecimento, oportunidade ou acesso, acabam descartando o óleo usado na pia, vaso sanitário, ralo ou mesmo diretamente no solo.

Caso o descarte ocorra em uma faixa de solo exposta, o dano pode ser ainda mais facilmente sentido pelo ser humano. Em grandes quantidades, o óleo de cozinha (e quaisquer outros óleos) impermeabiliza o solo, agravando enchentes e alagamentos, principalmente em locais de risco.

Além disso, caso o descarte ocorra perto de plantas destinadas ao consumo humano ou animal, a contaminação excessiva do solo pode exceder para os frutos e folhas, sendo extremamente prejudicial a saúde.

O que talvez estas pessoas não saibam é como a reciclagem de óleo de cozinha é possível e extremamente fácil de ser executada. Inclusive, é uma ótima prática para ser cultivada entre amigos, familiares, vizinhos ou condôminos.

 

Como e Onde Reciclar o Óleo de Cozinha Usado?

 

passo a passo óleo de cozinha usado

O Passo a Passo para Descarte Correto do Óleo de Cozinha. Imagem: Projeto Óleo Sustentável

 

É muito fácil dar início a essa nova destinação do óleo de cozinha usado. Para reciclar, seja você um consumidor comum residencial ou estabelecimento comercial, como restaurantes e bares, basta aguardar o óleo esfriar após ser usado e armazená-lo em algum recipiente plástico, de preferência garrafas PET com tampa!

Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa e feche bem a tampa para evitar odores indesejados! Evite também deixar o óleo ao alcance de crianças e animais domésticos.

Conforme utilizar o óleo, armazene-o em garrafas PET ou recipientes maiores. Após acumular em quantidade o óleo de cozinha usado você pode solicitar a coleta que nós, da COS Reciclagem, iremos retirar. Para solicitar a coleta clique aqui.

Nas coletas de óleo de cozinha oferecemos produtos em contrapartida, tais como: detergente, desinfetante, água sanitária ou sabão em pedra. Basta selecionar o produto que quer receber em troca ao fazer o pedido para a coleta.

Em grandes quantidades e períodos curtos entre coletas, nós compramos o óleo de cozinha usado pelo valor de mercado.

Importante frisar que a coleta é feita sempre com a emissão de CERTIFICADO DE DESTINAÇÃO FINAL, de acordo com a Lei 9.605 de 12/02/2015 (Lei de Crimes Ambientais). Você e sua empresa estarão amparados legalmente.

Providenciamos também toda a infraestrutura fixa de coleta, com instalação de bombonas e recipientes de grande capacidade.

 

De Óleo de Cozinha a Biodiesel

Uma das formas mais populares de reciclar o óleo de cozinha usado é a confecção de sabão. Este método, também eficaz na neutralização dos impactos ambientais do óleo, é muito utilizado por ser relativamente acessível.

Porém existe um uso para o óleo reciclado que nem todos conhecem. Um uso que impacta indiretamente no cotidiano e nos preços de combustíveis como o Diesel.

É isso mesmo. A partir de uma tecnologia aprimorada em 2008 por pesquisadores da UFMG hoje, no Brasil, é possível reciclar óleo de cozinha usado e transformá-lo em biodiesel.

Quando chega à usina, o óleo é filtrado com o auxílio de uma peneira grossa para a retirada de resíduos sólidos. Estes resíduos são vendidos para terceiros, como a indústria de ração animal, para reaproveitamento.

O óleo passa, então, por um processo de decantação, por meio do qual são eliminados a gordura e a água. Por fim, o produto é purificado em um filtro especial, de onde sai com menos de 3% de umidade e menos de 3% de acidez. O resultado é uma matéria-prima de elevado grau de pureza, insumo ideal para empresas produtoras de biodiesel.

E o melhor de tudo: 1 litro de óleo de cozinha usado é igual a 1 litro de biodiesel ecologicamente correto!

Faça você também a diferença. Solicite sua coleta de forma gratuita. Atendemos residências, estabelecimentos, empresas, hospitais, escolas e condomínios!

 

agenda sua coleta de óleo usado

5 thoughts on “Por que reciclar o óleo de cozinha usado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *