O curioso “iceberg de gordura” encontrado no esgoto de Londres
Nós da COS Reciclagem te alertamos sobre os impactos negativos do descarte incorreto de óleo de cozinha usado.
Além de agredir e poluir o meio ambiente, o descarte incorreto pode gerar prejuízos financeiros enormes ao entupir e danificar tubulações domésticas e até mesmo as grandes galerias e redes de esgoto.
E foi justamente isso que encontraram em uma importante galeria de esgoto em Londres, um enorme aglomerado de gordura sólida e lixo, que obstruiu a passagem do esgoto e gerou sérios problemas aos moradores.
O caso ocorreu em 2018, mas até hoje serve de exemplo sobre como a consciência ambiental e o descarte correto de gorduras e óleos é importante para manter o saneamento básico de grandes centros urbanos.
O Iceberg de gordura
O bloco de gordura, de aproximadamente 250 metros de comprimento e 130 toneladas (6 metros mais longo que a Tower Bridge) estava obstruindo a rede de esgoto de Whitechapel, bairro famoso por ser o suposto palco dos ataques de Jack, o Estripador.
O pedaço enorme de gordura solidificada ganhou as páginas de jornais na época e deu um imenso trabalho para ser retirado.
O trabalho de desobstrução da galeria levou nove semanas de trabalho para quebrar e remover o bloco de gordura solidificada.
Além de gordura o enorme bloco também agregava os mais diversos resíduos, como lenços, fraldas, sacolas plásticas, etc.
A repercussão foi tamanha que um pedaço do iceberg de gordura foi colocado a mostra permanentemente no Museu de Londres.
No final o prejuízo e aborrecimento acabou atingindo em cheio os moradores locais, além do prejuízo financeiro que a remoção causou aos cofres públicos da cidade.
Mas nem tudo está perdido, o Iceberg de gordura foi cortado e enfim transformado em biocombustível pelo governo local.
A lição que fica é de que o descarte incorreto de resíduos sólidos e também óleos é extremamente prejudicial, para saber mais sobre como descartar corretamente o seu óleo de cozinha leia este artigo.