Conheça a COS: Uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade de Ilhabela
Você sabia que o óleo de cozinha não pode ser descartado na pia ou em qualquer outro tipo de encanamento? Os moradores de Ilhabela daqui pra frente poderão contar com a assistência da COS Reciclagem na reciclagem de óleo.
O descarte incorreto do óleo de cozinha usado representa um dos impactos ambientais mais recorrentes em nosso cotidiano, e pode ser considerado uma das maiores ameaças à biodiversidade e à qualidade da água.
Por ser uma substância hidrofóbica, o óleo de cozinha (o mesmo utilizado no preparo de frituras) não se mistura com a água. Esta simples característica prejudica severamente o ciclo do oxigênio na água, levando a morte de peixes, algas e microrganismos benéficos.
Neste caso o óleo forma uma espessa camada que impede a entrada de luz e oxigênio — o que é extremamente prejudicial.
Além disso, por ser um óleo saturado pode contaminar o curso d’água, resultando em mau cheiro, podridão e profundos desequilíbrios ecológicos.
Qual é o tipo de descarte incorreto do óleo?
O descarte incorreto de óleos ocorre, principalmente, pelo esgoto doméstico. Segundo estudos da SABESP, apenas 1L de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil Litros de água.
Ao descartar incorretamente o óleo saturado você pode gerar impactos ao meio ambiente e ao seu bolso, uma vez que o despejo de óleos e gorduras entope encanamentos. Para desentupir as tubulações é necessário o uso de produtos químicos poluentes, gerando ainda mais danos ambientais.
Além disso, o óleo usado encarece o tratamento de água. Isso mesmo, segundo a SABESP, a contaminação por óleos e graxas é um dos fatores que mais encarecem o abastecimento de água potável à população.
Como descartar corretamente o óleo usado?
A boa notícia é que o óleo de cozinha pode ser facilmente descartado de maneira ecologicamente correta e socialmente responsável. Além do mais, existem empresas preocupadas em contribuir para a destinação correta deste poluente — como é o caso da COS Reciclagem.
O óleo usado pode se tornar matéria prima para diversos produtos que garantem uma destinação adequada. Para se ter ideia, a partir do óleo de cozinha é possível produzir sabão e até biodiesel!
O biodiesel é um dos destinos mais nobres para esta matéria prima. O combustível é muito utilizado em motores pesados, o que colabora para a sua importância econômica em nosso país.
Este combustível, conhecido como menos poluente, é produzido a partir de fontes renováveis como gordura animal ou óleos vegetais e vem substituindo o diesel derivado de petróleo — altamente poluente.
Segundo a APROBIO (Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil), o diesel derivado do petróleo representa um risco muito maior ao meio ambiente. A combustão incompleta do diesel é responsável pela liberação prejudicial de óxidos de carbono e outros compostos poluentes.
Mas então, como descartar corretamente o óleo de cozinha usado, evitar poluir a nossa preciosa água e ainda contribuir para a produção de um combustível mais limpo?
Conheça a COS, uma empresa que se preocupa com a destinação correta dos resíduos
A COS Reciclagem é uma empresa que se preocupa em elevar os níveis de sustentabilidade e reponsabilidade social em Ilhabela, através de programas de coleta de óleo e educação ambiental.
Atualmente a COS atua em Ilhabela priorizando a destinação correta do óleo de cozinha. Em 2021 lançou parcerias com restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que utilizam óleos vegetais, fornecendo a infraestrutura necessária para descarte, coleta e destinação do óleo saturado.
Além disso, a COS reciclagem vem desenvolvendo uma ampla contribuição socioambiental, ao gerar empregos e transformar a realidade da população da ilha. Hoje, a infraestrutura de coleta conta com cobertura de norte a sul, abrangendo toda Ilhabela e região.
O alcance da inciativa chega até a Praia do Bonete, praia listada pelo britânico The Guardian como uma das dez praias mais bonitas do brasil — e uma das mais selvagens e de difícil acesso.
A inciativa da COS Reciclagem é alinhada também com a preocupação da Prefeitura Municipal de Ilhabela em contribuir para um futuro mais sustentável.
Recentemente Ilhabela recebeu pela primeira vez o certificado do Programa Município VerdeAzul, uma importante premiação que exalta cidades que adotam boas práticas sustentáveis.
Na Ilha, o objetivo principal da COS é aumentar o alcance dos programas socioambientais a todo o território do município e com isso contribuir para uma Ilhabela mais limpa, sustentável e responsável.
O atendimento da COS Reciclagem não se limita a restaurantes e estabelecimentos comerciais. Você pode contribuir para um futuro mais limpo diretamente da sua casa, acesse nosso site ou agende sua coleta gratuita por whatsapp.
[…] Nós da COS Reciclagem de Óleo cumprimos um papel importante nessa cadeia. Esse tipo de biocombustível pode representar uma ótima saída para o setor de aviação diminuir sua emissão de poluentes e seu impacto ambiental. […]
Muito bom este site!
Desejo sucesso.
Gostaria de convida-lo a acessar
https://sistcomsistemacomercial.com.br