Cataflix: Websérie mostra a importância dos catadores e da coleta seletiva
Cada brasileiro produz, em média, 380kg de resíduos por ano, totalizando no país inteiro aproximadamente 79 milhões de toneladas segundo um relatório publicado pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública).
Muito se fala sobre destinação correta e descarte inteligente de resíduos como política pública, porém, para esse sistema funcionar uma classe de trabalhadores é extremamente fundamental: os catadores de materiais recicláveis.
O Brasil culturalmente não é um país que recicla muito, porém, 90% de tudo que é reciclado no Brasil passa pela mão de um catador ou catadora cooperado. Apesar da importância inegável, infelizmente, essa classe ainda não recebe o devido reconhecimento e respeito pela atividade que desempenha.
Pensando nisso, a realidade da vida dos catadores de materiais recicláveis do Brasil virou tema de uma websérie disponibilizada no YouTube. Intitulada “Cataflix”, a inciativa parte da Nestlé em parceria com o movimento Pimp My Carroça — uma ONG que desde 2021 luta pelos direitos dos catadores.
A iniciativa Pimp My Carroça já foi premiada mundialmente pela criação do aplicativo Cataki, um aplicativo que liga catadores à pessoas ou estabelecimentos geradoras de resíduos. O App é responsável por encurtar distâncias e promover o aumento de renda digna aos catadores de São Paulo.
A primeira temporada já estreou no YouTube e conta com 5 episódios emocionantes!
A série é apresentada por catadores de São Paulo. Entre eles está Anne Barbosa, de 28 anos, que trabalha como catadora de recicláveis há três, ao lado do marido, Lucas, de 23. Os dois costumam acordar às 5h da manhã para começarem o dia de trabalho e não voltam para casa antes das 19h.
“Foi muito gratificante ter sido escolhida para essa oportunidade de falar sobre a vida dos catadores em um programa que é voltado não só para nós, catadores, como para todas as pessoas que têm interesse em saber sobre como é a vida na nossa profissão”, contou Anne, em entrevista ao Hypeness.
“Essa série é extremamente importante porque a maioria das pessoas não está conectada com o mundo da reciclagem, com a visão do que a gente passa nas ruas. Ela humaniza e dignifica o trabalho do catador. É um grande aprendizado e vai ensinar muito para as pessoas que às vezes não têm acesso a esse tipo de informação”, disse.
Nós da COS Reciclagem consideramos o trabalhos de todos os catadores e catadoras como extremamente essencial, e por isso manifestamos o nosso apoio!
Além disso, gostaríamos de convidar a todos para dar uma passadinha por nosso Blog. Lá falamos sobre reciclagem, pegada ecológica, sustentabilidade e outros fatores que impactam na vida de todos e que dependem exclusivamente de você!
Confira abaixo o guia dos episódios da primeira temporada do Cataflix:
Episódio 1 – Sou catador com muito orgulho!
Episódio 2 – Catadores contra a Covid-19
Episódio 3 – História dos catadores no Brasil e no mundo
Episódio 4 – Destinação correta dos resíduos
Episódio 5 – Saúde dos catadores
Para conhecer mais o projeto Pimp My Carroça:
- Site – http://pimpmycarroca.com/
- Instagram – https://www.instagram.com/pimpmycarroca/
- E para ficar por dentro do Cataki, o aplicativo criado pelo Pimp My Carroça, acompanhe:
- Site – https://cataki.org/pt/
- Instagram – https://www.instagram.com/catakiapp/
- Facebook – https://www.facebook.com/catakiapp/