Por que não devemos descartar óleo de cozinha na pia
O descarte incorreto do óleo de cozinha é extremamente prejudicial ao meio ambiente, e também ao seu bolso!
Nós, da COS Reciclagem te explicamos aqui a importância de destinar corretamente o seu óleo de cozinha. O descarte correto do óleo de cozinha pode transforma-lo em sabão, tinta e também em combustível.
O óleo vegetal, usado principalmente na cozinha, é um produto completamente reciclável. Ainda assim, o descarte incorreto de óleo é responsável por danos ambientais gigantescos e prejuízos financeiros com encanamento e maiores taxas na conta de água.
Mas então como descarta-lo? por que não podemos jogar na pia? Como podemos reutilizar o óleo de cozinha usado? Qual a maneira correta para armazena-lo?
Óleo de cozinha pode ser descartado na pia?
Primeiro, alguns conceitos básicos importantes para entendermos as propriedades do óleo. Os óleos são formados por algumas substâncias que não se dissolvem na água. As diferenças entre óleo e gordura são mínimas, de acordo com a ANVISA, a diferença está na solidez de cada produto, aos 25ºC a gordura se encontra em estado sólido enquanto o óleo vegetal em estado líquido.
A diferença entre cada óleo (virgem, extra virgem e óleo bruto) está na extração e purificação de cada um e não necessariamente reflete em um produto menos nocivo ao meio ambiente ou ao seu encanamento.
Ao descartar o óleo usado na pia, ralo ou vaso sanitário, o resíduo se acumula nas paredes do encanamento, aumentando a frequência dos entupimentos, o que pode te gerar prejuízos financeiros. Os entupimentos por sua vez te obrigam a usar produtos químicos ainda mais nocivos ao meio ambiente.
Além disso, o custo no tratamento de água aumenta consideravelmente se na sua região há um alto índice de descarte incorreto.
Segundo um levantamento da ONG Ecóleo, divulgado pela Folha, estima-se que o Brasil recicle 1% de todo o óleo consumido. No estado de São Paulo a coleta avançou no últimos anos, com uma taxa próxima a 10%.
“Embora o óleo represente apenas uma pequena parcela do lixo, seu impacto ambiental é muito grande e faltam políticas públicas direcionadas a aumentar a coleta”, disse Célia Marcondes, Presidente da Ecóleo à Folha.
A Ecóleo mapeou 14 mil pontos de coleta de óleo em São Paulo. Segundo os dados, esses pontos são responsáveis por recuperar e dar a destinação correta a mais de 2,7 milhões de litros de óleo por mês! Sendo 1,6 milhão somente na capital do estado.
O que fazer com o óleo usado?
Existem empresas preocupadas em fornecer a destinação correta para resíduos, como é o caso do óleo vegetal usado. A melhor destinação que você poderá escolher para seus resíduos é a COS Reciclagem — uma empresa jovem, preocupada com o meio ambiente e inovadora.
A COS é responsável por destinar o seu óleo de cozinha à refinaria de biodiesel, um combustível menos poluente muito usado no Brasil.
Para dar o descarte correto ao óleo usado é muito simples:
Conforme utilizar o óleo, armazene-o em garrafas PET ou recipientes maiores. Após acumular em quantidade o óleo de cozinha usado você pode solicitar a coleta que nós, da COS Reciclagem, iremos retirar.
Para solicitar a coleta clique aqui.
Nas coletas de óleo de cozinha oferecemos produtos em contrapartida, tais como: detergente, desinfetante, água sanitária ou sabão em pedra. Basta selecionar o produto que quer receber em troca ao fazer o pedido para a coleta.
Em grandes quantidades e períodos curtos entre coletas, nós compramos o óleo de cozinha usado pelo valor de mercado.
Importante frisar que a coleta é feita sempre com a emissão de CERTIFICADO DE DESTINAÇÃO FINAL, de acordo com a Lei 9.605 de 12/02/2015 (Lei de Crimes Ambientais). Você e sua empresa estarão amparados legalmente.
Providenciamos também toda a infraestrutura fixa de coleta, com instalação de bombonas e recipientes de grande capacidade.
Para tirar todas as dúvidas entre em contato conosco pelo WhatsApp!