Reciclagem
Pegada Ecológica: entenda o conceito e sua importância

Pegada Ecológica: entenda o conceito e sua importância

Você já parou para pensar nos impactos que nossa vida em sociedade gera ao meio ambiente? E como esses impactos deixam “rastros” ao longo do tempo, dos anos, da história? Tudo vai depender do ritmo em que caminhamos…

O conceito de Pegada Ecológica nasceu para quantificar, ao longo do tempo, os impactos das populações humanas sobre determinados recursos naturais. É uma métrica importante para acompanhar ações sustentáveis em escala macro, como por exemplo o acompanhamento de países e regiões geográficas como um todo.

Mas afinal, o que é a Pegada Ecológica na prática?

Criado na década de 90 por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN), o conceito de Pegada Ecológica é um dos indicativos ambientais mais aceitos e utilizados ao redor do mundo. Diversas organizações internacionais utilizam esta métrica para acompanhar o dano gerado ao meio ambiente, como a ONU, a WWF e diversos governos.

Esta métrica evidencia pontos estratégicos de consumo que devem ser repensados e adequados de acordo com a capacidade ecológica do planeta (ou “biocapacidade”), estes pontos podem, e devem, servir de base para boas políticas públicas que miram na sustentabilidade.

A biocapacidade é a habilidade da natureza de continuar produzindo recursos naturais e absorver os impactos e poluições gerados pelo ser humano sem colapsar. A Pegada Ecológica mede, então, o quanto o meio ambiente ainda aguenta sofrendo aqueles impactos.

Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza recursos naturais renováveis, como energia, madeira, grãos, fibras, e tudo que o ser humano extrai da natureza. Além disso, também contabiliza a emissão de CO2 e a ocupação de terras, como o aumento das áreas construídas ou desmatamento de áreas nativas — afinal, espaço também é um recurso muito precioso!!!

Ou seja, medir a Pegada Ecológica é importante para entender onde estamos mais errando e onde podemos melhorar. E claro, a melhor forma de ajudar é fazendo a sua parte!

Muito dos impactos gerados ao meio ambiente advém de situações cotidianas, ações que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Algumas das ações mais geradoras de impactos que podem ser facilmente diminuídos são:

– Coleta seletiva de lixo;
– Economia e uso racional de energia;
– Reciclagem de materiais;
– Adquirir produtos sustentáveis e não tóxicos;
– Economia e uso racional de água;

– Descarte incorreto substâncias tóxicas

Alguns dos itens mais cotidianos dessa lista são fáceis de reduzir, você pode contribuir diretamente da sua casa e ainda gerar economia pro seu bolso!!! Outros dependem de iniciativas externas, como políticas públicas do governo ou de empresas preocupadas que buscam promover a sustentabilidade.

A COS Reciclagem é uma dessas instituições que nasceu da preocupação em difundir a sustentabilidade em nosso país.

Com a COS você pode contribuir dando uma destinação correta e não poluente para óleos usados, e além disso vai poder gerar renda e contribuir com causas sociais, como é o caso da parceria entre nossa empresa e a APAE-Itu.

 

cos reciclagem e apae itu

Parceria entre COS Reciclagem e APAE-Itu

Se você faz parte de alguma empresa ou participa de alguma organização que se preocupa com a causa ambiental e quer contribuir, Seja Nosso Parceiro!!! Entre em contato:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *